terça-feira, 25 de agosto de 2009

Malas, malinhas e maletas! O que trazer?


Vai chegando o dia da viagem, a gente fica nervoso(a), indeciso(a) e muitas dúvidas aparecem. Decidi então postar algumas dicas para ajudar na hora de montar a mala.

Não deixe para fazer um dia antes ou de manhã se você vai viajar somente à noite. Todos nós somos passíveis de esquecimento e nessa brincadeira podemos esquecer algo essencial, ou até mesmo não ter tempo hábil para comprar ou buscar alguma coisa importante e se prejudicar depois.

Vamos ao que interessa:

Dica 1: MALAS x KILOS
Primeiramente, eu aconselharia você a checar quantas malas de quantos kilos você pode trazer, pois cada cia aérea tem o seu limite estipulado. No meu caso, vim de KLM (Cia Holandesa) e ela permite trazer do Brasil para Dublin 2 malas de 32 kilos cada e 1 bagagem de mão de até 10 kilos, no caso da classe econômica.

Atenção, não se esqueçam que NÃO é permitido líquido na bagagem de mão e muito menos ferramentas e objetos cortantes. Como bagagem de mão, eu trouxe uma mochila grande com meu lap top, 1 muda de roupa, 1 conjunto de underwear, 1 toalha pequena e meus artigos de higiene pessoal.

Dica 2: CHECK-LIST
Depois de descoberto o quanto sua companhia aérea te autoriza trazer, faça uma lista. Ela vai te ajudar a lembrar de coisas extremamente importantes e assim você consegue priorizar o que colocar.

Não esqueça de verificar se você vai precisar de:

Pilhas para tudo o que for eletrônico, câmeras, filmes ou cartões de memória adicionais, um baralho, um livro bom e leve, bloco e caneta, cartões de visitas, celular, lanterna, canivete, informações sobre câmbio, hotel, passagens e aluguel de carro, documentos, dinheiro, ferro de passar e secador de cabelo (se você não vive sem), pente, escova de dentes, barbeador, desodorante, óculos escuros, capa de chuva ou guarda-chuva compactos, chaves, relógio com despertador, transformadores, carregadores, adaptadores de tomadas, extensões, ferramentas, roupas para diferentes ocasiões... ufa....

Agora, vamos falar do básico ROUPAS/SAPATOS/ARTIGOS DE HIGIENE

Roupas: Eu quando vim, ia trazendo somente uma mala quando de repente achei que não tinha quase nada dentro e uma hora antes de viajar para São Paulo e pegar meu vôo, comprei mais uma mala, e enxi novamente. Conclusão: não preenchi os 32 quilos nas duas, mas por enquanto, 30% do que eu trouxe de roupa ainda está dentro da mala.

Eu diria que aqui em Dublin você consegue encontrar roupas, sapatos e artigos para higiene bem baratos, por exemplo as grandes lojas como as famosas PENNEYS e a DUNNES já citadas aqui.

Dica 3: OBJETOS VINDOS DO BRASIL x OBJETOS COMPRADOS NA VIAGEM
Por mais que você nem tenha saído ainda do Brasil, seria bacana lembrar que aqui vai ser inevitável a compra de algumas coisas (tanto por necessidade quanto por capricho e vontade), portanto você terá as suas coisas do Brasil e MAIS as que comprar por aqui....

Vale ficar atento também em que época do ano você está vindo. Se for o caso do inverno, você estará esperto com pelo menos uma roupa mais quentinha até você comprar um casaco apropriado e compatível com o frio da região.

Uma amiga costuma dizer: “traga suas roupas básicas do Brasil – uma ou outra mais sofisticada que você goste bastante - porque aqui você vai querer comprar muita coisa por ser barato. Se você trouxer só as suas melhores roupas e sapatos do Brasil, quando for embora e precisar se desfazer de alguma coisa, vai fazer como? Deixar suas melhores roupas do Brasil aqui ou então deixar aquela bota que comprou em Paris, alguma coisa que comprou na Espanha ou então na Alemanha?” É bom planejar isso direitinho..

Eu trouxe do Brasil meia-calça fio 120, grossa, para colocar por baixo da calça jeans. Todo mundo que conversei antes de vir me disse para trazer do Brasil. E digo: Cheguei no fim de Abril com um certo frio e foi uma boa idéia.

Dica 4: VERSATILIDADE
Traga roupa e sapato que você consiga combinar com mais de uma peça.

Dica 5 para as brasileiras: JEANS
Por aqui, o pessoal costuma alertar futuras intercambistas a trazer calça jeans do Brasil porque aqui o corpo da mulher da europa é um pouco diferente de nós latinas e muitas vezes não caem bem.

Sapatos: Ao meu ver, tênis aqui é o que você mais vai usar no dia-a-dia ou um sapato muito confortável. A cidade é plana e a maioria das pessoas tem como meio de transporte os próprios pés. As meninas que pensam em trazer bota - aqui tem bota de todos os tipos das baratas até as bem caras, com salto, sem salto, de plástico, de couro... – mas se mesmo assim você quiser trazer uma do Brasil, vale dizer: compre uma bota baixa, CONFORTÁVEL, nada de saltos.

Dica 6: ESPAÇO NA MALA
Peças como relógios, meias e artigos pequenos você pode colocar dentro dos tênis e sapatos para poupar espaço.

Higiene: Eu coloquei entre as minhas roupas, sabonetes, absorventes e pasta de dente. Por meses, não precisei me preocupar com nada disso. Há pessoas que me perguntam se devem ou não trazer shampoo e esse tipo de coisa e eu digo que eu trouxe e não me arrependo, principalmente se você tem um shampoo bacana e que o seu cabelo aceita legal.

No meu caso, eu não tinha certeza se ficaria por aqui mais de um mês, estava com a grana contada e não queria gastar com besteira inicialmente. Por outro lado, se você for ao TESCO ou até a loja de tudo por 2 euros, é possível encontrar artigos que estamos acostumados no Brasil como DOVE, NEUTROGENA, JOHNSON & JOHNSON, ELSEVE, PANTENE, NIVEA, REXONA (por aqui o nome da marca muda, é SURE)... por um preço bem acessível e a sua mala pode ficar um pouquinho mais leve, ou até mesmo se lembrar que você está na Europa! E artigos finos que estamos acostumados a ver no Brasil agora você pode encontrar com uma maior facilidade.

Remédios: Vá ao médico e ao dentista, faça um chek-up bacana antes de vir. Oculista, Dentista, Ginecologista, Cardiologista, Neurologista, etc... assim você evitará surpresas aqui na terra verde. Quando vim, fiquei preocupada com a rinite, uma vez que a maioria das casas possui carpete e por chover muito e o clima ser úmido. Confesso: durante 4 meses não tive nenhum problema , somente uma dor de garganta muito forte, duas semanas atrás. E foi justamente o remédio que eu não trouxe que eu mais precisei: remédio para dor de garganta. Aqui venta muito e na maioria das vezes venta gelado... sem cachecol...pronto: deu no que deu.

Então, aqui vai uma listinha básica para auxiliar:

- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Dor de ouvido
- Cólica
- Torções
- Machucados
- Remédios para Fígado
- Remédios para Alergia
- Colírio


Ps1: Se você toma algum remédio controlado, não se esqueça de incluir na lista! e se por acaso, você precisa de óculos, leve sempre o seu reserva. Se utiliza lentes não esqueça os acessórios. O último mas não menos importante protetor solar! Sim! Você nunca sabe quando vai pintar um sol por aí!!!

Ps2: Mulheres, Atenção! Se você toma pílula, não se esqueça de por na lista!

Dica 7: REMÉDIOS COM RECEITA
Quando você for ao médico, já pode aproveitar explicar que está indo viajar e que precisa de uma receita para poder trazer os remédios, mesmo aqueles mais bobos como dor de cabeça que compramos fácil na farmácia. Aconselho a trazer por precaução.

No aeroporto eles podem pedir pra você abrir sua mala ou não. Comigo não aconteceu nada, mas dois irmãos amigos meus tiveram que desmontar a mala pra mostrar tudo que tinha dentro... você não vai querer dar sopa pro azar, vai? Aqui você consegue comprar remédios para indigestão, dor de cabeça, vitamina C em qualquer “PHARMACY”. Já os outros, aqui NÃO são vendidos sem a receita! Mas pra obter a receita aqui.. você precisa ir ao médico aqui...

Dica 8: ACHANDO A SUA MALA
Faça uma identificação na sua mala, por ex: amarre algumas fitas coloridas na alça da mala, isto vai ajudar a encontrá-la mais rápido! Mesmo assim não se esqueça de preencher a etiqueta com seu nome, e-mail e telefone (não é aconselhado escrever o endereço por segurança).

Dica 9: PESO
Quando você tiver um tempo e a mala pronta, para tirar a dúvida você pode levar as malas até a farmácia e pesar para ter uma idéia.

Dica 10: DIVIDINDO A MALA
Se você está vindo com um(a) amigo(a), mescle algumas roupas e pertences da sua mala com a da pessoa. Assim, evita de alguém ficar sem todos os pertences e poupa de ter que sair por aí desesperado para comprar algum item.

Em tempo: Muitos amigos meus deixaram de trazer uma mala lotada de roupas, acessórios e sapatos para trazer alguns pacotes de cigarro e cachaça e com isso fazer algum dinheiro. Estes itens por aqui são caros e sempre "tem um brasileiro, que conhece outro.. ou um brasileiro que conhece um gringo que se interessou". Isto pode ser uma boa desde que feita de uma maneira segura. Eu não ultrapassaria 5 pacotes (aqueles grandes fechados)de cigarro e 2 garrafas de cachaça.

Entre as minhas pesquisas me deparei com um site em inglês, um tanto quanto exagerado mas bem humorado sobre como fazer as malas num estilo LIGHT!

www.onebag.com

E aí o que você está esperando? Vamos às malas! =)

Confira aqui o peso limite de cada companhia aérea, na Classe Econômica:


Bagagem de mão: 1 mala de ate 10 kilos. 115 cms (55+ 40+ 20)
Malas: 2 malas de 32 kilos cada

www.airfrance.com

Bagagem de mão:
Malas: 2 de 32 kilos cada

www.britishairways.com

Bagagem de mão: 1 mala de até 10 kilos. 115 cms (55+ 40+ 20)
Malas: 2 malas de 32 kilos cada

www.iberia.com.br

Bagagem de mão: 1 mala de ate 10 kilos. 115 cms (55+ 40+ 20)
Malas: 2 malas de 32 kilos cada

www.klm.com.br

Bagagem de mão:
Malas: 2 malas de 32 kilos cada

www.lufthansa.com

domingo, 23 de agosto de 2009

Emprego. Onde procurar?

O João Inácio fez um post muito bom no blog sobre onde procurar emprego na Irlanda.

Recomendo passar lá para ler.

Aqui.

Bjos..

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

CONTA NO BANCO, GNIB E PPS: Pra quê tudo isso? – Parte 2


Para quem não viu o passo 1 – Abrindo conta em banco, clique aqui!

Seguindo, agora que você já abriu a conta no banco e tem o STATEMENT em mãos, vamos dar continuidade ao processo: FAZER O CARTÃO DO GNIB (GARDA NATIONAL IMMIGRATION BUREAU).

Esse é o cartão da imigração que prova que você está legal na Irlanda. É como se fosse um cartão de banco (pessoal e intransferível) com chip, dados pessoais, foto, assinatura e tempo de permanência no país. No entanto, não substitui em momento algum o passaporte. Além de tudo isso, é essencial para quem pretende trabalhar.

O que você precisa levar?

Primeiramente, você precisa solicitar à escola para que eles mandem a carta para a imigração, alegando que você está devidamente matriculado nesta escola, o tempo de curso e dados pessoais. Essa carta é preciso pedir com antecedência. (Por isso não fique adiando).

A escola te dará uma cópia desta carta que servirá na hora do atendimento para checarem a sua carta com a que a escola enviou à eles. Com a carta em mãos, recolha o seguinte:

- Passaporte
- Extrato do banco (o STATEMENT, sim aquele que você recebeu quando solicitou na abertura da sua conta no banco!)
- Cópia da carta
- O cartão com o qual você pagará pelo visto definitivo e receberá o GNIB (sim, tem um custo! €150)

Pois bem, chegando lá, você deverá retirar uma senha. No meu caso, todo mundo me disse que existe uma máquina para retirar a senha, mas estava quebrada. Um dos guichês estava fazendo o trabalho e foi necessário entrar numa fila. Com a senha em mãos, agora é só aguardar.

Quando seu número chegar, o atendente pede os documentos, confere, tira uma foto, pega seu passaporte, solicita o pagamento e carimba o visto STAMP NUMBER 2 - significa estudante com direito à trabalho de 20 horas semanais (Part-time) durante o CURSO e 40 horas semanais (Full-Time) durante o período de férias da escola, o famoso HOLIDAYS.

Após isto, você volta pra cadeira e aguarda chamarem seu nome no alto-falante (fique atento!) que em poucos minutos você será direcionado à outro guichê para assinar e retirar o seu GNIB.

O custo do GNIB é de €150, pode ser pelo cartão de débito, crédito ou boleto bancário. (Você pode pagar com o Visa Travel Money também). Pagando com o cartão, é possível pegar o cartão na mesma hora. Já com o boleto bancário, depois de pago no banco, poderá ser retirado em 01 semana.

NÃO é aceito dinheiro vivo.


Eu diria que depende de um pouquinho de sorte se estará cheio ou não. No meu caso, eu fui numa sexta-feira às 14h. Somente 4 pessoas na minha frente. Foi muito rápido. Um amigo não deu tanta sorte, foi numa quarta-feira à tarde e passou basicamente a tarde toda por lá.

Agora sim! STAMP NUMBER 2! =)

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De Segunda à Quinta-feira das 08h00 às 22h00
Sexta-feira das 08h00 às 16h00
Tel: +353 1 6669130

Atenção: Existe um aviso no site e na própria GARDA de que estudantes não serão registrados antes das 09h da manhã.

Visite:
www.garda.ie/gnib.html
www.citizensinformation.ie

COMO CHEGAR


13-14 BURGH QUAY – DUBLIN 2

A pé: Para quem vem do spire para o prédio da HEINEKKEN, assim que atravessar a O’Connel Bridge, você estará em frente ao prédio da HEINEKKEN, vire à esquerda e siga nessa direção. Você já estará a alguns passos da GARDA!

Já para quem vem da Grafton Street, passe pelo monumento da Molly Malone, passe em frente ao Trinity College e siga esta direção, você estará na Westemoreland Street, siga esta rua até chegar em frente ao rio (não atravesse a ponte). Vire à direita e siga por esta direção. Você estará a alguns passos da GARDA!

ÔNIBUS: O prédio fica localizado na região central de Dublin, portanto qualquer ônibus que pare no centro, por exemplo na O´Connel Street, será próximo.

O ponto mais próximo (quase em frente ao prédio) param os nºs: 27C, 129, 142, 151 e 172.

Do outro lado do rio, no lado ímpar: 15, 15A, 15B, 15C, 15E, 15F, 20B, 27B, 29A, 31, 31B, 32, 32A, 32B, 45, 49, 49A, 49X, 53, 53A, 54A, 65, 65B, 74, 74A, 77X, 84, 84X, 93, 151.

LUAS: As estações mais próximas são ABBEY STREET e BUSÁRAS.

DART: A estação mais próxima é a TARA STATION.