quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fast-Food











Quando a gente procura informações sobre a Irlanda ou algum outro lugar da Europa, muitas vezes nos deparamos com comparações feitas em relação à preço da comida local e um fast-food reconhecido mundialmente. Outras vezes, até mesmo do fast-food no seu país (no caso o Brasil) X fast-food em outros lugares do mundo.

Quem nunca ouviu/leu que alguém para economizar acabou comendo Mc Donald´s/Burguer King/qualquer-coisa-deste-tipo? NÃO? ai ai ai... você tem certeza que está colhendo informações para o seu intercâmbio? hehe...

Brincadeiras à parte, muita gente tem curiosidade em saber se existem outros tipos de lanche, se a Coca-Cola é realmente de sabor diferente, etc...além dos preços, é claro!

Bom, tenho uma notícia ruim para os amantes do Cheddar McMelt como eu: aqui na Irlanda esqueçam o pãozinho moreninho recheado com hamburguer, cheddar e cebola =(

Por aqui (que eu saiba) os refrigerantes não possuem refil, ou seja, você não pode tomar à vontade. Em Londres também não vi Mc que tivesse refil. Em contrapartida, se você for dar uma passeada na Alemanha, (em Stuttgart) você pode pegar quanto quiser! \o/

Assim como no Brasil, por aqui (na Irlanda e Alemanha, mas acredito que em outros países também) temos promoções, lanches de edição limitada, café da manhã, Mc Café...

Quanto custa:
1 Coca-Cola Média 1.95 euros
1 Hamburguer 1.00 euro
1 Batata frita Média
1 Sundae de Caramelo 1.00 euro

Por aqui, a "Promoção" (Lanche + Refri + Batata) é chamado de MEAL (que traduzimos como Refeição, em algo mais completo, num restaurante seria a entrada, com prato principal, acompanhamento, etc.
1 Promoção do BIG TASTY (BIG TASTY + BATATA FRITA MÉDIA + REFRIGERANTE MÉDIO: 7,55 Euros
1 Promoção do BIG TASTY (BIG TASTY + BATATA FRITA GRANDE + REFRIGERANTE GRANDE):

Dica: Desde o fim de 2009 até hoje (Janeiro 2010) tenho visto atrás da notinha fiscal do supermercado TESCO, algumas promoções e uma delas é desconto ao comprar um "MEAL" do Mc Donald´s por 3.80 euros. Fique atento!
Dica 2: No Burguer King existem vouchers de compre um lanche ganhe outro, compre um MEAL e ganhe um sorvete, etc.

Um atendimento básico do Mc Donald´s:

- Hi! (Atendente)
- Oi!
- Hello, I want a Mc Chicken Meal.(Você) (Uma frase melhor formulada e mais utilizada seria:  May I have a Mc Chicken Meal, please. Eu desejo uma promoção do Mc Chicken, por favor.)
- Olá, Eu quero uma Promoção do Mc Chicken.
- For here or take away?
- Para comer aqui ou para viagem?
- Take Away.
- Para viagem.
- Ok, Medium or Large?
- Ok, Médio ou Grande?
- Medium.
- Médio.
- What do you want to drink?
- O que você deseja beber?
- Coke.
- Coca.
- Ok. Anything for dessert?
- Ok. Algo para sobremesa?
- A Milkshake of Chocolate.
- Um Milkshake de Chocolate.
- What size?
- Que tamanho?
- Small.
- Pequeno.
- Ok, anything else?
- Ok, algo mais?
- No, thanks.
- Não, obrigada.
- It´s 13,25 please. (Thirteen twenty-five euros)
- São 13,25 por favor.
- Thank you.
- Obrigado.
- Thank you.
- Obrigada.

www.mcdonalds.ie
www.kfc.com
www.bk.com

Enjoy your meal! =)


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ALÔ? HELLO?

ALÔ? HEIN? É tudo culpa deste senhor aqui! Alexander Granham Bell (1847 – 1922). Nascido em Edimburgo, na Escócia, sua família era ligada a fonética, audição e instrução de surdos-mudos.
Formou-se em Medicina na Alemanha e mudou para o Canadá onde era assistente do pai.
Se interessou por telegrafia e modos de utilizar a eletricidade para transmitir sons. Após muitos estudos, no dia 14 de fevereiro de 1876, apenas duas horas antes de que o mesmo fosse feito por Elisha Gray, Bell patenteou o que conhecemos hoje por telefone.

Comunicação é imprescindível, ainda mais para nós que viemos aprender a nos comunicar em outra(s) língua(s) mundo afora.

O "mobile" por aqui é imprescindível. Vou explicar o porque:
- Se você não tem computador para se comunicar com o Brasil.
- Para falar com as pessoas na Irlanda e mandar mensagem. A Irlanda não é dividida por área como no Brasil que temos DDD diferentes, então a ligação sempre sai pelo mesmo preço. Independentemente do horário da ligação o valor será o mesmo.
- Ofertas de emprego, o pessoal liga no seu celular para marcar entrevista e enviar o endereço.
- Procurando um lugar para morar? Você pode receber as informações por mensagem no seu celular.

Na Irlanda, nós temos 4 grandes redes de telefonia:

A maioria dos brasileiros que vive por aqui, utiliza o Vodafone Pré-Pago (Pre Paid ou Pay as you go). Você carrega o mínimo de 20 euros TODO MÊS no seu celular e pode falar de Vodafone pra Vodafone de graça, e ainda mandar mensagem de Vodafone para Vodafone (dentro da Irlanda) de graça durante 30 dias. Os créditos você usa quando precisar ligar para telefone fixo, celular que não seja Vodafone e ligação para o Brasil. Existem também diversas opções para celular de conta (Bill Pay).

Como falar de graça de Vodafone para Vodafone?
Primeiro, abasteça seu celular com no mínimo 20 euros. Para se inscrever na promoção mande uma mensagem para 50222 com a palavra FREE e pronto! Você recebe uma mensagem dizendo que está inscrito na promoção pelos próximos 30 dias. =) Passado este período é só recarregar que você continua inscrito na promoção!

Custos para falar com o Brasil (em Euros)
Para fixo: 9 centavos o min.
Para celular: 25 centavos o min.
Envio de mensagem: 15 centavos por msg.

As outras operadoras eu não tenho conhecimento, porque utilizo a Vodafone. Todas as operadoras de celulares possuem os pré e pós-pagos, porém falarei somente o básico para celular PRÉ PAGO (Pre Paid ou Pay as you go).

Mesmo com celulares PRÉ-PAGO, você pode escolher entre ter por exemplo 200 minutos livre para qualquer operadora aos finais de semana + 200 FREE SMS, e etc.

Além disto, vale a pena checar o plano em que seu PRÉ-PAGO está! SIM pré-pago também tem plano! Ex: falar a vontade o tempo todo ou então se você utiliza mais o celular a noite ou aos finais de semana...


Custos para falar com o Brasil (em Euros)
Para fixo: 5 centavos o min.
Para celular: 20 centavos o min.
Envio de mensagem: 25 centavos por msg.


Custos para falar com o Brasil (em Euros)
Para fixo: 9 centavos o min.
Para celular: 25 centavos o min.
Envio de mensagem: 15 centavos por msg.



Custos para falar com o Brasil (em Euros): 2,45 o min.
Envio de mensagem: ESTA OPERADORA NÃO DISPÕE DESTE SERVIÇO PARA O BRASIL.

Mas como fazer se a maioria dos seus amigos por aqui tem Vodafone?
Você pode utilizar esse chip aqui na Irlanda e comprar um O2 somente para fazer ligação para o Brasil, já que no momento a O2 é a que possui o melhor preço para ligações para linha fixa no Brasil. É uma saída.

A Dublin inteira é abastecida com pontos Wi-Fi e acesso gratuito, principalmente em Starbucks e McDonalds.

Can you speak slowly, please? Can you repeat? Sorry, I didn´t understand…
(Você pode falar mais devagar por favor? Você pode repetir? Me desculpe, eu não entendi...)
Não se preocupe: todo mundo que chega por aqui tem uma dificuldade grande no início de entender extrangeiro no telefone... calma.. com o tempo você vai pegando o jeito!

A minha dica é: peça para a pessoa falar devagar e sempre que conversar, confirme o que a pessoa disse com as SUAS palavras. Quando tiver um endereço ou um horário, envie uma mensagem com o que você entendeu ou então solicite para a pessoa te enviar.

Desafie-se: tente falar sem pedir para alguém falar por você, mesmo que você coloque o telefone no viva-voz e peça para alguém ir te ajudando. Assim, não há desencontros! =)

Quanto Custa:
Valor do aparelho - obviamente varia de acordo com as facilidades, marca, tipo de conta e operadora. Uma base seria um celular pré-pago sem muita frescura por volta de 40 -50 euros.

Outra saída é trazer o seu celular do Brasil que aceita a entrada de chip, mas DESBLOQUEADO. Ou achar algum lugar por aqui que desbloqueia celular. Pelo centro existem várias lan house e lojinhas chinesas que fazem isso. O preço varia de 3 à 30 euros. Pechinche!

Chip - Pode ser comprado separadamente por cerca de 10 euros.

Recarga - Somente sei em relação ao Vodafone, créditos 5, 10, 20, 30, 50 e 100 euros, mas acredito que sejam similares.

Onde Comprar:
Pelos sites é possível fazer a compra de celulares com algumas promoções.
A cidade é cheia de pontos com lojas de celular, pelo centro existem várias...em shoppings como Stephen´s Green Centre, Dundrum Shopping, Blanchardstown Centre, etc.

VODAFONE
Dublin 1: Shopping Centre ILAC Henry Street, Jervis Centre
Dublin 2: Stephen´s Green Shopping, Grafton Street
METEOR – ILAC, Henry Street
THREE – Henry Street
O2 – Henry Street, Grafton Street

Créditos – Em qualquer Spar, Londis, Centra, Tesco. Mas vale a pena checar. Você recebe um papel com um código onde você utiliza o teclado do próprio celular para escolher as opções como em uma ligação para banco, cartão de crédito etc.
Ex: "Disque 1 se você... Disque 2 se você.." é bem facinho e rápido.

Dica: SEMPRE de uma olhada ao colocar os créditos se realmente você está conseguindo fazer ligação de graça se você tiver essa vantagem na sua operadora. Já vi algumas pessoas com "crédito que sumiu" porque algo aconteceu no sistema na hora de adicionar o celular na promoção, inclusive até com atendentes da Vodafone fazendo todo o trâmite.

A Vodafone possui venda de crédito pelo cartão de crédito no site da própria empresa. Bye!!!

www.vodafone.ie
www.o2.ie
www.three.ie
www.meteor.ie
bell.uccb.ns.ca
www.alexandergrahambell.org

sábado, 23 de janeiro de 2010

Language Exchange em Dublin

A Europa é recheada de museus, certo? Sim. Mas por aqui também temos bibliotecas interessantes. Em Dublin na região central, existem várias opções.

Para podermos fazer uso das bibliotecas públicas e utilizar todos os serviços oferecidos, é muito simples:

O primeiro passo é fazer uma carteirinha e se tornar sócio. Para isso é preciso levar seu comprovante de endereço (pode ser uma carta da escola, carta do banco , conta de telefone, PPS, etc) e o seu GNIB.

Clique no mapa para acessar a lista de bibliotecas


Por exemplo, no Shopping Center ILAC, você pode levar seus livros e passar o tempo que desejar estudando. Se preferir, pode levar inclusive seu lap top e fazer uso da internet.

Além do serviço básico de empréstimo de livros e DVD´s, essa biblioteca possui meios interessantes para ajudar a aprimorar o inglês, como: Branch Library, Music library, Business Information Centre e Open Learning Centre.

Interessante após fazer a carteirinha e se tornar membro, você pode participar do OPEN LEARNING CENTRE:

- Estudo de línguas ON-LINE:
Você marca um horário e faz os exercícios

- Estudo com CD:
Você marca um horário e faz os exercícios

- Conversação:
Quem fala inglês e quer aperfeiçoar outra língua pode se juntar ao pessoal da conversação. É uma maneira bacana de trocar experiência, conhecer gente nova e destravar a língua!!!

Segunda-feira: Italiano x English
Terça-feira: Espanhol x English
Quarta-feira: Francês x English
Quinta-feira: Alemão x English
Sexta-feira: Irish, Russo e Japonês x English

Os horários para conversação funcionam de Segunda à Sexta das 18:00 às 20:00.

ATENÇÃO! PROCUREM SER PONTUAIS COM SEUS HORÁRIOS MARCADOS PORQUE SEGUNDO REGRAS DA BIBLIOTECA, 5 MINUTOS DE ATRASO VOCÊ JÁ PERDE SUA VEZ E QUALQUER PESSOA PODE UTILIZAR O COMPUTADOR.












Por falar em biblioteca, você já ouviu falar na OLD LIBRARY? NÃO??? Então fica aqui uma dica de passeio cultural que você não pode deixar de ir! Localizada na mais antiga faculdade da Irlanda, fundada pela Rainha Elizabeth I em meados de 1592, o Trinity College recebe anualmente meio milhão de pessoas para visitar a OLD LIBRARY.

A Biblioteca conta com 200.000 volumes, decorada com bustos de eruditos e a harpa mais antiga da Irlanda.

Como chegar:



ILAC VEJA NO MAPA A INDICAÇÃO Nº1
Entradas pela PARNELL E HENRY STREET – CITY CENTRE, DUBLIN 1.

Imagine-se passando pelo GPO (GENERAL POST OFFICE – CORREIO) em direção ao Spire. Ao chegar no Spire, vire à esquerda e logo você verá uma loja da Vodafone. Pronto você está na Henry Street, siga mais um quarteirão e já estará bem próximo da entrada.

Se você preferir entrar pela Parnell Street, imagine-se passando pelo GPO (GENERAL POST OFFICE – CORREIO) em direção ao Spire continue andando e você verá do seu lado direito um cinema com o nome SAVOY (a fachada é preta) passe o cinema e logo mais a frente você verá um outro monumento na O´Connel.

Este monumento fica exatamente no cruzamento da PARNELL Street E O´CONNEL Street. Vire à esquerda e siga reto por 2, 3 quarteirões até avistar um MC DONALD´s. Pronto. Esta é a entrada do shopping ILAC.

TRINITY COLLEGE VEJA NO MAPA A INDICAÇÃO Nº2
Pela O´Connel Street, imagine-se de costas para o Spire ainda em D1, atravesse o Rio Liffey em direção à D2, ande um quarteirão e atravesse a rua. Você já encontrará a entrada principal do Trinity College.

VEJA NO MAPA A INDICAÇÃO Nº3
Existe uma outra biblioteca na DAME Street. Imagine-se de costas para a entrada principal do Trinity College. Siga reto pela rua em frente (College Green) e ande aproximadamente 4 quarteirões. Do seu lado esquerdo você verá um prédio de esquina branco e ao lado vários bancos de descanso do lado de fora da biblioteca. Voilá!!!

Veja mais em:
www.dublincitypubliclibraries.ie
www.tcd.ie

domingo, 17 de janeiro de 2010

Compras do mês: comida


Muitos querem saber quanto se gasta para se alimentar, isto varia muito de pessoa para pessoa.

Vou postar aqui alguns preços que peguei este fim de semana no mercado, assim dá para ter uma idéia de quanto custa comer...


- 1kg de arroz Basmati* : 1.85

- 500gr de feijão : 1.20

- 500gr de macarrão spaguetti : 0.95

- Massa para lazanha : 1.09

- 1l de óleo de girassol : 1.35

- 1kg de coxa e sobrecoxa de frango : 2.49

- 500gr de carne moída : 2.89

- 500gr de camarão : 4.49

- comida pronta congelada (1 refeição) : 1.59

- 5 litros de água mineral : 1.39

- caixa com 6 peras : 0.39

- 1kg de batata bolinha : 0.39

- 1 litro de suco : 0.79


Estes valores são de hoje 17/01/2010 - do supermercado Aldi.




sábado, 16 de janeiro de 2010

CELEBRIDADES IRLANDESAS

É bacana vir para a Europa. Mas, por experiência própria, digo que o melhor mesmo é vir informado, a gente sempre aproveita melhor um passeio ou uma conversa se sabemos um pouquinho mais.

Claro, não digo para virar um dicionário ambulante e nada parecido com isso, mas posso afirmar que estive em lugares interessantes e, pelo fato de ter “estudado” um pouquinho antes, as sensações ficaram mais intensas e reais.

Resolvi então fazer um apanhado rápido de alguns escritores bem conhecidos, nascidos aqui na ilha esmeralda.

James Joyce (1882 - 1941)
Possivelmente o escritor/autor mais famoso de Dublin. Dois de seus mais grandiosos trabalhos (Ulysses e The Dubliners) se passam em Dublin. Muitos de seus personagens e lugares no livro Ulysses são baseados em fatos reais.

Anualmente é comemorado a vida desde grande autor no dia 16 de Junho ao redor do mundo, no dia de Bloomsday.

Você encontra ao redor de Dublin várias menções sobre Joyce. Vou citar duas:

No parque Stephen´s Green (D2), existe um busto de Joyce, vale a pena conferir tanto o busto quanto o parque.

Em Dublin 1, existe o James Joyce Centre onde homenageiam o famoso irlandês.

James Joyce Centre
Onde: 35 North Great George Street , D1
www.jamesjoyce.ie

Samuel Beckett (1906 - 1989)
O roteirista nasceu ao Sul de Dublin e estudou no famoso Trinity College. Possui trabalhos em diversas áreas como poesias, poemas, romances, novelas, contos, ensaios tanto para teatro e cinema como para rádio e televisão.

Beckett foi um dos fundadores do teatro do absurdo, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1969, e era amigo de Joyce.

Um trabalho famoso e enigmático de Beckett se chama Waiting for Godot. Um fato singular foi ter tomado de um estranho, uma facada e ficou gravemente ferido.


Oscar Wilde (1854-1900)
Autor e roteirista nascido em Dublin. A casa da família Wilde ainda pode ser vista na esquina da Merrion Square.

Suas obras bem difundidas são The Importance of being Earnest, An ideal Husband e The Picture of Dorian Gray.

O parque Merrion Square possui um monumento em homenagem à ele.



Bram Stoker (1847 - 1912)
Este eu acho que você conhece e não sabia! Quem não conhece a famosa história do Drácula? Sim, ele é o pai ops, autor da mais famosa história de terror já escrita...nasceu em Dublin e viveu na Hartcourt Street, atrás do Stephen´s Green Park (D2).

Em Dublin 3, perto da estação Clontarf do DART, existe um museu em homenagem à sua obra.
www.thebramstokerdraculaexperience.com
Onde: Clontarf Road, West Wood Club D3

Jonathan Swift (1667-1745)
Famoso como autor de muitos trabalhos literários, incluindo As Viagens de Gulliver, Swift tornou-se Deão da Catedral de São Patrício em 1713.







William Butler Yeats (1865 – 1939)
Nascido em Sligo, Noroeste da Irlanda, Yeats foi um dos fundadores do ABBEY THEATRE. O Poeta passou a maioria da sua vida adulta em Londres mas retornava à Irlanda com freqüência.

P.S: Por aqui temos até uma famosa rede de lojas de Chocolate chamada Butler´s. Será coincidência???



Fonte:
http://www.online-literature.com
http://www.streetsofdublin.com/culture/writers_born_in_dublin.html
http://www.butlerschocolate.ie
Guia Publifolha de Dublin

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Dicas Rápidas - Public Holidays em 2010 na Irlanda

NEW YEAR´S DAY (1 JAN)
ST. PATRICK´S DAY (17 MAR)

GOOD FRIDAY – 2 APR (Não official)
EASTER SUNDAY / EASTER MONDAY – 5 APR
Segunda após o Domingo de Páscoa

MAY DAY / LABOUR DAY (FIRST MON IN MAY)
1ª Segunda de Maio – 3 APR

JUNE BANK HOLIDAY (FIRST MON IN JUN)
1ª Segunda de Junho – 7 JUN

AUGUST BANK HOLIDAY (FIRST MON IN AUG)
1ª Segunda de Agosto – 2 AGO

OCTOBER BANK HOLIDAY (LAST MON IN OCT)
Última Segunda de Outubro – 25 OCT

CHRISTMAS DAY (25 DEC)
ST.STEPHEN´S DAY (26 DEC)


NEW YEAR´S DAY
Muitos irlandeses comemoram a entrada do novo ano em seu Pub preferido. Ao sul da Irlanda existe uma tradição chamada “NEW YEAR´S SWIM” . Na manhã do novo ano muitas pessoas dão um mergulho no mar gelado, mas somente por alguns minutos...

ST. PATRICK´S DAY
São Patrício é o Padroeiro da Irlanda e é uma das maiores festividades por aqui. A duração é praticamente durante a semana toda, 4 dias (15 à 18 de Março). Você encontra teatro de rua, fogos, música e banda irlandesa.

Obs: Quando o feriado de St. Patrick´s cai em um Sábado ou Domingo, o Holiday fica para a próxima Segunda.

EASTER SUNDAY - EASTER MONDAY
O Domingo de Páscoa é igual para todos; marca a ressureição de Cristo.
A Segunda-feira seguinte ao Domingo de Páscoa, possui a maioria do comércio e afins fechados e todas as escolas permanecem fechadas durante toda a semana.

MAY, JUNE, AUGUST AND OCTOBER
O Bank Holiday surgiu nos EUA, em 1933 com o presidente Roosevelt numa maneira de parar o pânico dos bancos numa fase complicada. Hoje em dia, funciona como um dia de folga para os trabalhadores. A maioria do comércio e afins não funciona nesses dias.

CHRISTMAS DAY
Como em muitos lugares do mundo, o Natal é um dos feriados mais importantes.

ST. STEPHEN´S DAY
Conhecido também como BOXING DAY, algumas lojas oferecem descontos na mercadoria.

Existe também uma tradição com a música Wren Boys onde as crianças batem de porta em porta e cantam para coletar dinheiro e fazer caridade. No ano passado, alguns amigos meus flagraram alguns artistas como Bono (U2), Glen Hansard (The Frames) e outros mais - assim como simples músicos fazem durante o ano todo pela Grafton Street – foram vistos com seus violões arrecadando fundos para uma instituição.

PS: Feriados com datas variáveis estão em vermelho
PS2: 99,99% dos Pubs não funcionam em CHRISTMAS DAY e GOOD FRIDAY.
Durante a “Sexta-Feliz” (Good Friday), a maioria dos estabelecimentos não possui a permissão para a venda de álcool.

E por falar em feriados, porque não se programar para fazer uma viagem pela própria Irlanda ou até mesmo pela Europa?

www.ryanair.ie
www.myguideireland.com
www.stpatricksday.ie

Happy Holidays! =)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Não deixem de ler!

Gente,

A Cristiane Ramos escreveu uma matéria super bacana sobre estudar na Irlanda, vejam a versão online da revista Brasil Etc.

Toda a revista é bem bacana de se ler, principalmente para quem está ou vem para Irlanda.

A matéria dela começa na página 26 e adivinha quem foi citada? A empresária aqui :)

http://www.brasiletc.com.br/fac-simile/brasiletc42.pdf

bjos..

Poliana

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Seguro Governamental? É do governo?


Nãoooo...

Muitos perguntam se o tal "seguro governamental" é algum tipo de seguro público, algo como o SUS do Brasil.

Mas não, esta opção de seguro é um tipo oferecido pelas escolas e seria algo comparado com um seguro empresarial, onde a escola possui um contrato com alguma seguradora privada e quando o aluno opta por este seguro, a escola inclui o aluno no seguro deles.


Por isto, nós preferimos chamar ele de Seguro Escolar.


Porém, este tipo de seguro cobre somente a Irlanda e por isto se você pretende viajar pela Europa recomendamos que faça um seguro com cobertura internacional. como o GTA por exemplo.

De qualquer maneira, previna-se!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Frio na Irlanda


O inverno está sendo rigoroso...mas em compensação...está sendo LINDO!