sábado, 18 de julho de 2009

Galway Language Centre

Para quem tem interesse de vir morar na cidade de Galway, situada a umas três horas de Dublin, e quer saber sobre como funcionam as escolas daqui, vou falar um pouquinho sobre a Galway Language Centre, onde eu estudo há três meses.

É a mais antiga da cidade. Administrada por uma família irlandesa, ela já funciona há mais de 20 anos. Essa escola se tornou uma das mais procuradas por quem decide estudar aqui porque costuma oferecer valores bem acessíveis.

(Rio Corrib)

Localização e instalações

Ela fica localizada às margens do Rio Corrib, bem no centro de Galway. (Fica ao lado da Shop Street, pertinho das lojas e dos pubs). Clique aqui para ver o mapinha.
A escola funciona no primeiro e no segundo andar de um prédio feito de pedras, bem tradicional, construído no século XVIII. No térreo do prédio tem um restaurante, um café, um salão de beleza e duas lojas. A decoração é rústica e a vista das salas de aula é lindíssima!


A escola não é muito grande, comporta cerca de 70 estudantes. Possui oito salas de aula (média de oito alunos por turma), sala de palestras, biblioteca, sala de computação e internet sem fio, caso você queira usar seu laptop.


(Sala de computação)

Cursos

A escola oferece o curso de inglês full-time e part-time. O de tempo integral funciona de segunda a sexta, das 18h às 21h15; são 28 semanas de curso e nove semanas de férias – nesse caso, dá direito ao visto de trabalho de 20 horas semanais durante as aulas e de 40 horas durante as férias. Os cursos part-time são só quatro horas de aula por semana.


A Galway Language Centre oferece também preparação para os exames de Cambridge, TOEIC, TOEFL e IELTS; treinamento para ser professor e inglês para negócios e para outras necessidades.


O Ensino

A avaliação que posso fazer desses três meses de aula é que consegui melhorar bastante o meu inglês. (Tentando não faltar às aulas e estudando em casa também). Na minha opinião, os professores são bons e bem atenciosos.
Uma das críticas que alguns alunos fazem a essa escola é o grande número de brasileiros. Mas no caso da minha turma, por exemplo, a gente se policia para não falar português de jeito nenhum na aula.

Depoimento

Pedi que a intercambista Andréa Amaral, que está terminando o curso dela de um ano, fizesse um pequeno balanço sobre a Galway Language Centre.


Aos professores eu daria nota 10. Todos são muito bons, me fizeram aprender mesmo e não deixavam a gente falar em português. Quanto à metodologia eu daria nota 7, pois acho que falta um pouco mais de sequência nas aulas, um material didático mais consistente e deveria haver mais avaliações. Já a avaliação final do curso é excelente. Você tem que ler, escrever, falar e ouvir. Concluindo, a escola tem o principal: bons professores. Você só tem que se esforçar um pouco mais por você mesmo do que nas outras escolas”.

(Andréia Amaral, Nutricionista, Intercambista na GLC de julho-2008 a julho-2009)

Atividades Culturais

A escola também oferece algumas atividades culturais como noites de música tradicional em pubs; concertos e teatro; viagens; caminhadas no centro histórico; rafting; semanas de filmes e recitais de poesia.

De vez em quando (geralmente nas sextas) a gente sai da aula e vai ao pub, professores e alunos. A gente conversa sobre temas descontraídos e eles corrigem nosso errinhos. Garanto que é muito mais divertido aprender inglês assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário