sábado, 11 de julho de 2009

Tirando documentos em Galway!

Oi pessoal, eu sou a Lígia Guimarães e estou morando na cidade de Galway há quase três meses. Vou dividir um pouquinho das minhas experiências com vocês sobre como é para tirar a documentação quando você chega aqui. Muita gente me manda e-mail perguntando e eu mesma tinha muitas dúvidas antes de vir.


Eu achava que Galway era muito pequenininha e eu teria que tirar todos os documentos em Dublin. Mas não se preocupem, aqui tem todos os órgãos institucionais que você precisa para ficar legal no país. (Do aeroporto de Dublin, eu peguei o ônibus direto para Galway e só tive que voltar em Dublin para passear há alguns dias atrás hehe). Então vamos lá:





1. A primeira coisa a fazer é abrir a sua conta no banco. No caso da minha escola (a Galway Language Centre) eles me deram uma carta para levar no Ulster Bank. Esse acordo entre as escolas e os bancos facilita o processo. Depois de aberta a conta (com no mínimo mil euros) você precisa pedir um “statement”, um extrato que vai chegar na sua casa. Não pode ser aquele extrato que você tira no caixa, ok?

2. Com esse statement provando que você tem mais de mil euros na conta (sugiro ser um pouco mais que isso) você pode ir no escritório da Garda National Immigration Bureau para tirar o seu visto de estudante, que terá validade de acordo com o tempo do seu curso.

Você precisa levar: o seu passaporte, a carta da escola, seu seguro de sáude, o extrato do banco, comprovante de endereço (pode ser carta do landlord), e pagar uma taxa de €150 pelo seu visto. Pode ser pago com cartão de crédito, de débito ou em boleto bancário.

Aqui em Galway sua carteirinha do GNIB sai na mesma hora e não costuma ter fila muito grande.

O escritório da Garda fica na Unit 2, Liosban Industrial Estate, Tuam Road. Os horários de atendimento são: de segunda a quinta-feira das 7h30 às 14h; e sextas das 07h30 às 12h00.





3. Com o visto na mao, é hora de tirar o seu PPS (Personal Public Service Number), que funciona como uma espécie de CPF do Brasil.

O lugar onde se faz isso aqui em Galway é o Department of Social and Family Affairs, que fica na St. Augustine Street ao lado da biblioteca, no centro de Galway, pertinho da Eyre Square. Os horários de atendimento são: segunda, terça, quarta e sexta-feira das 09h30 às 16h; e às quintas das 10h30 às 16h.

Ao chegar lá, você se dirige ao balcão de informações onde eles vão checar seus documentos e entregar um “application form” para você preencher; aí você retira a sua senha, preenche o formulário e aguarda a sua vez.


Você precisa levar: seu visto, comprovante de endereço (pode ser carta do landlord), o seu passaporte e mais uma identidade com foto (pode ser carteira de motorista ou o RG do Brasil). Não paga nenhuma taxa.








Dois lembretes importantes!
- Sempre avise a Garda quando você mudar de endereço;
- Se você for viajar pela Europa, tente retornar à Irlanda em pelo menos 1 semana antes do seu visto expirar.

Pronto! devidamente documentado você pode ficar tranquilo e aconselho você a tomar uma Guinness depois para relaxar. Seja bem vindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário