terça-feira, 15 de dezembro de 2009

DUBLIN BUS – Ônibus comum


Dublin é dividida por raio, ou seja: se a distância for mais curta você pagará um valor X; se a distância for maior, sairá mais caro. Para adultos o esquema é o seguinte:

Estágios 1-3/ 4-7 / 8-13 / Acima de 14
Subúrbio 1 / Subúrbio 2 / Subúrbio 3

Como utilizar: Moeda ou Cartão de passe.

ATENÇÃO: Não é aceito nota (Papel Moeda)


Ao entrar no ônibus, você pode tanto solicitar o valor como falar o destino. Você colocará as moedas numa máquina automática em frente ao motorista, que também é o cobrador. Ele emitirá seu ticket. Guarde caso seja solicitado para inspeção. No caso do cartão, você colocará o mesmo em frente à máquina até ela fazer um sinal de liberação e pronto.

Ex: 1,15 one ticket please. / City Centre, please.

REFUND DUE

Se você não tiver o valor exato, por exemplo uma moeda de 2 euros, não se preocupe. O motorista emitirá no sistema o valor do seu destino (no exemplo acima 1,15) e neste caso o REFUND DUE, seu troco de 0,85. No entanto, é somente um papel constando o valor que deve ser devolvido à você e não o troco em si. Por isso, guarde seus papéis com REFUND DUE, mais tarde você pode ir no escritório da empresa e pegar seu dinheiro.

CARTÃO

Comprar várias passagens de uma só vez pelo cartão significa economia no fim do mês. Existem várias possibilidades, desde Turistas, Adultos, Estudante, Escolar, Familiar... e também com quantidades de dias diferentes: 1 dia, 3 e 5 dias não consecutivos, mensal, 90 minutos, ônibus + trem, ônibus + luas.....

RAMBLER – 5

É um cartão válido por 5 dias (pode ser utilizado inclusive de finais de semana e feriados) quando você desejar. Não é necessário ser utilizado consecutivamente. Uma vez que você utilizou o cartão no dia, você pode utilizar quantas vezes desejar, que será cobrado somente uma vez neste dia. Válido para Dublin Bus, Airlink e Xpresso (excluindo Nitelink, Tours, Eventos Especiais e Serviços Contratados Privados).

Dica: Adulto e Estudante possuem vários tipos de opções idênticas, com valores diferentes. Para pagamento do valor estudantil, é necessário a apresentação da STUDENT TRAVEL CARD, aquela que fazemos no Trinity College.

Mais informações em: www.studenttravelcard.ie

BUSTXT

Se você sabe qual o ônibus deseja pegar mas não sabe os horários, simples: Basta você enviar uma mensagem para 53503 e no texto o número do ônibus. Pronto, em segundos você receberá o cronograma completo. Será cobrado somente o envio da mensagem.

Onde comprar o CARTÃO e receber o REFUND DUE
Dublin Bus Head Office,
59 Upper O’Connell Street,
Dublin 1.

Através do site é possível fazer a compra de tickets pré-pagos. Alguns cartões, como por exemplo de estudante é possível encontrar no Spar, Centra, Londis.

Você pode encontrar os valores atualizados das tarifas AQUI.

Mais informações em: www.dublinbus.ie e www.transport4dublin.ie

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Transporte em Dublin

Creio que esse post será útil não somente para quem mora em Dublin, mas também para outras cidades da República da Irlanda (e Irlanda do Norte?). Depois de sabermos como é dividida a cidade de Dublin nesse post AQUI, fica mais fácil entender os sites e algumas outras informações dos meios de transporte públicos.

Por aqui, podemos contar com:

LUAS – Bondinho Moderno
Linha Vermelha Connolly –Heuston – Tallaght
CENTRAL 1 RED 2 RED 3 RED 4
Linha Verde St. Stephen´s Green – Sandyford
CENTRAL 1 GREEN 2 GREEN 3
Linha Azul




www.luas.ie



DART e COMMUTER – Metrô Superficial

INTERCITIES




www.dart.ie



NITELINK – Ônibus à noite
A maioria dos ônibus em Dublin encerram as atividades às 23:30. A partir desse horário, entram em ação os NITELINKS.

Onde pegar: Imagine-se de costas para a entrada principal do Trinity College, siga pela direita contornando o Trinity College até encontrar a próxima rua, St. Pronto!

Quanto custa:


www.dublinbus.ie

BUS – Ônibus Intermunicipal

WWW.buseireann.ie
WWW.aircoach.ie

BUS – Turismo

DUBLIN TOUR – HOP ON HOP OFF
DUBLIN VIKING BOAT

BUS – Turismo (Day Trips para for a da cidade)

DUBLIN BUS - Ônibus comum


Dublin é dividida por raio, ou seja: se a distância for mais curta você pagará um valor X; se a distância for maior, sairá mais caro. Para adultos o esquema é o seguinte:

Estágios 1-3/ 4-7 / 8-13 / Acima de 14
Subúrbio 1 / Subúrbio 2 / Subúrbio 3

Como utilizar: Moeda ou Cartão de passe.
ATENÇÃO: Não é aceito nota (Papel Moeda)

Você pode encontrar os valores atualizados das tarifas AQUI.
Ler mais [+]

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

D1, D2, D16, D23...Como funciona Dublin?

Éire, é o nome da ilha esmeralda que engloba tanto a República da Irlanda quanto a Irlanda do Norte.

A ilha, é subdividida em 4 províncias: Connacht, Leinster, Munster e Ulster e, desde o séc. 19 em 32 condados. 26 deles estão na República da Irlanda e os outros 6 (localizados em Ulster) ficam na região da Irlanda do Norte.

A República da Irlanda (ou ROI – Republic of Ireland para os mais íntimos), possui aproximadamente 4 milhões de habitantes, sendo cerca de 1 milhão em sua capital, Dublin.

Ela foi dividida de uma maneira diferente com que estamos acostumados no Brasil. O rio Liffey corta a cidade, fazendo disso um ponto de referência. Do rio para cima (lado NORTE) estão os números ímpares como D1 (leia-se Dublin 1), D13, D21 e assim por diante. Do rio para baixo (lado SUL) ficam os números pares como D2, D10, D24. Quanto menor o número, mais próximo da região central.

Há quem diga que a música do grupo irlandês U2 – Where the streets have no name (Onde as ruas não têm nome) – foi feita sob medida para a capital. É preciso ficar atento, várias ruas e avenidas mudam de nome em questão de pouco quarteirões e a sinalização com placas de identificação não é das melhores. É bem comum você ouvir alguém dizendo: “- Ah, isto fica em D7” ao invés do nome do bairro. Ou então “- É em Glasnevin”, “- Mas onde fica esse bairro?” , “- Fica em D11”.


Bom, e como funciona se eu for enviar uma carta?

27, Griffith Avenue , Apto 13 => Por aqui, o endereço inicia pelo número da sua residência, rua e o complemento.

Drumcondra, D9 => Segue com o nome do bairro e a região em que você mora.

Ok, mas e o Código de Endereçamento Postal (CEP)? O CEP é a região em que você mora, ou seja, no exemplo acima: D9. Em Dublin não existe aquele monte de números como no Brasil, 00000-000, somente a região.

Dica: Quando precisar procurar por um endereço e um número exato de casa/apartamento/estabelecimento, olhe os dois lados da rua, em muitas regiões número par e ímpar não são separados por lados diferentes.

Visite:
Dicas sobre a República da Irlanda, em inglês: http://www.visitireland.com
Dicas sobre Dublin, em inglês: http://www.visitdublin.ie
Obs: As fotos dos mapas são de caráter ilustrativo e foram retiradas do site http://www.dublinwork.com

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Lojas de Departamento: PENNEYS x DUNNES


Aqui pela Irlanda encontramos duas grandes lojas que preenchem vááááárias necessidades nossas por aqui. Tanto pra crianças e homens quanto pras mulheres... aliás, mulheres: se segurem! Vamos com calma porque senão vocês vão enxer uma mala de 32 kilos fácil em questão de minutos !

Para quem não sabe, estou falando da Penneys e Dunnes!

As famosas Penneys e Dunnes possuem o mesmo sistema: ambas são lojas de departamento, tipo a RENNER no Brasil, e atuam não somente em Dublin como em Galway e algumas outras regiões da Irlanda, Reino Unido e Espanha.

A rede Penneys é gerenciada pela PRIMARK e vemos esse nome em vários artigos vendidos na própria loja. Possuem muitos artigos e pra todos os gostos: meias, bijouterias, roupas, cintos, sapatos, artigos de higiene, bolsas, maquiagem, chapéu, malas, toalhas, underwear, velas, guarda-chuva... é tanta coisa que é até fácil de esquecer...


Aliás por falar em guarda-chuva...

Lá na Penneys você encontra uma capa de chuva com capuz e tudo por 7 euros. Acredite, uma hora você vai acabar precisando de uma. Se você já pesquisou sobre o clima da República da Irlanda sabe muito bem que aqui que você pode piscar e aparecer um sol agora no finzinho do verão, como também pode piscar novamente e tchanaaaaam! CHUVA. É, CHUVA. E digo mais: com a chegada do inverno a gente pode se preparar pra mais CHUVA.

Aqui vale a pena investir num guarda-chuva resistente, porque não é como no Brasil que a chuva cai retinha ou vez ou outra dá aquela ventania.... várias vezes me peguei brigando com o meu ex (ex guarda-chuva) pelas ruas porque ele virava do avesso. Cansei. Comprei um bacana e que protege minha mochila e minha cabeça. E vejam só: paguei 5 euricos. Na PENNEYS.

Não dá pra ir a uma dessas lojas se não tiver paciência ou então não souber exatamente o que vai comprar quando se está com pressa. Dá pra gastar um tempo legal vendo tudo, e digo: você consegue encontrar coisas bacanas se olhar direito.

Quando a gente está pra viajar, fica pensando no que se deve ou não levar. Eu dei algumas dicas nesse post AQUI. Por exemplo: Casacos bonitos, quentinhos e bons, a gente pode encontrar nessas lojas a partir de 25 euros e comparando com muitos lugares, é barato.

Há quem diga que os artigos vendidos por essas lojas são de baixíssima qualidade. E quer saber? Claro, tem coisa que a gente VÊ que não é bacana, mas tem muita coisa que vale a pena sim e não é descartável. Já ouvi tamém pessoas dizendo que a qualidade das roupas da DUNNES é um pouco melhor (eu sinceramente não tenho opinião formada quanto a isso) que as roupas da PENNEYS, fica então aqui a dica.

Li recentemente num blog que os irlandeses não se importam muito com a durabilidade da roupa porque aqui pelo fato de a maioria usar secadora e lavar a roupa numa temperatura altíssima, as roupas e as cores acabam indo pelo “ralo” (aliás isso é uma curiosidade por aqui, não temos ralo nas casas! É sério, mas vou deixar essa conversa para outro post).












Você consegue encontrar marcas boas de artigos para higiene como por ex: DOVE, JOHNSON & JOHNSON, NIVEA, EL´SEVE, L´OREAL, etc. Esses dias comprei um lápis para olho legal, por 1,49 euros. Encontrei outros por 5 e tralálá também. CLARO, não é um DIOR ou qualquer coisa desse gênero... mas faz o mesmo efeito e por um preço muito acessível.

Segue aqui uma listinha dos preços que tenho em mente no momento:

03 pares de meias branquinhas por 1 euro.
Calça legging preta por 4 euros.
Casaco para chuva com capuz, 7 euros.
Guarda-chuva resistente, 5 euros.
Lápis para olho, 1,49 euros.
Cachecol de pano com detalhes, 4 euros.
Vestido para a noite preto, 3 euros.
Tênis (tanto masculino quanto feminino)
estilo ALL STAR mas da marca PRIMARK, 4 euros.
Tesourinha de unha, 1,50 euros.

Uma coisa diferente da DUNNES é que ela tem uma extensão: possui mercado em alguns pontos. Concorre com TESCO, LIDL (Supermercados que eu já falei nesse post AQUI) e etc. Vale dar uma olhada. Coca-Cola por lá vive em promoção, hehe.

Além dessas duas principais lojas de departamento, você também encontra a ARNOTTS, CLERYS, MARKS & SPENCER, DEBENHAMS, H & M...mas os preços não são tão atrativos quanto da PENNEYS e da DUNNES. Algumas possuem espaços separados para marcas de nome como DIESEL, TOMMY, LACOSTE, mas também conseguimos encontrar produtos de marca própria, com uma qualidade melhor e várias promoções.

Se você tem tempo, dá pra gastar bastante sola de sapato conhecendo todas e aproveitar que aqui as lojas ficam abertas a semana toda INCLUSIVE de Sábado e Domingo.

Além de todas essas, existe aquelas lojas que estamos acostumados no Brasil de R$1,99 mas aqui é a Euro 2. Lá é possível encontrar canetas, chocolates, headphone, artigos para cozinha, artigos de higiene com marcas conhecidas, bandeiras da Irlanda, refrigerantes de lata, alguns brinquedos, ferramentas... dependendo do que você procura vale a pena até dar uma olhada nesse tipo de loja.

COMO CHEGAR

Em Dublin, a maioria dessas lojas ficam na região central, próximas do SPIRE. (Região D1).

Penneys - O´Connel Street e Parnell Street
Dunnes - Henry Street e Talbot Street
Arnotts, H&M e Debenhams - Henry Street

Região D2
Marks and Spencer - Grafton Street

Qualquer ÔNIBUS, LUAS e DART que venha para a região central é possível encontrar essas lojas com facilidade.

Clique nos links abaixo para consultar outras localidades.

www.primark.co.uk www.dunnesstores.ie www.debenhams.com www.hm.com www.marksandspencer.com

Ah,a fonte da foto das sacolas com a bandeira européia www.eu2008.ie

Boas Compras!

Dica: Dentista

Recebi esta dica do Murilo Campos que estuda na Atlantic Language, ele precisou de dentista aqui em Galway e depois me mandou os detalhes.

Está ai...como ele também espero que ninguém precise ;)

"Oi Poliana

....

Mas eu queria falar que o dentista que eu fui, eu gostei. Ele ainda foi camarada, e fez desconto pra mim no preço. Era pra extração ser 80, ele cobrou 60, e teve mais 25 do Raio-X

Eu lembrei que você tinha falado que costuma ir no dentista no Brasil, que não tinha noção de dentista por aqui. Daí pensei em te falar desse, pro caso de alguma emergência, né... nunca se sabe...

O endereço é Forster Court Dental Centre. Fica na rua da Atlantic Language mesmo... é saindo da Atlantic indo em direção a Prospect Hill, na direita, do lado de uma loja de bebidas. No Google Maps essa rua chama Bothar Brendain Ui Eithir...

No cartão, está escrito Dr. Mary Colbert, mas quem me atendeu foi um homem... eu acho estranho, porque por Mary eu imaginava uma mulher... pode ser que seja a "dona" da clínica e ele seja um dos que trabalham lá. Eu esqueci de atentar pra isso quando estava lá.

Bom, é isso, espero que nunca seja necessário, mas fica a dica..."

Quem mora em Galway vai entender bem as direções.
Bjos...se cuidem!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Malas, malinhas e maletas! O que trazer?


Vai chegando o dia da viagem, a gente fica nervoso(a), indeciso(a) e muitas dúvidas aparecem. Decidi então postar algumas dicas para ajudar na hora de montar a mala.

Não deixe para fazer um dia antes ou de manhã se você vai viajar somente à noite. Todos nós somos passíveis de esquecimento e nessa brincadeira podemos esquecer algo essencial, ou até mesmo não ter tempo hábil para comprar ou buscar alguma coisa importante e se prejudicar depois.

Vamos ao que interessa:

Dica 1: MALAS x KILOS
Primeiramente, eu aconselharia você a checar quantas malas de quantos kilos você pode trazer, pois cada cia aérea tem o seu limite estipulado. No meu caso, vim de KLM (Cia Holandesa) e ela permite trazer do Brasil para Dublin 2 malas de 32 kilos cada e 1 bagagem de mão de até 10 kilos, no caso da classe econômica.

Atenção, não se esqueçam que NÃO é permitido líquido na bagagem de mão e muito menos ferramentas e objetos cortantes. Como bagagem de mão, eu trouxe uma mochila grande com meu lap top, 1 muda de roupa, 1 conjunto de underwear, 1 toalha pequena e meus artigos de higiene pessoal.

Dica 2: CHECK-LIST
Depois de descoberto o quanto sua companhia aérea te autoriza trazer, faça uma lista. Ela vai te ajudar a lembrar de coisas extremamente importantes e assim você consegue priorizar o que colocar.

Não esqueça de verificar se você vai precisar de:

Pilhas para tudo o que for eletrônico, câmeras, filmes ou cartões de memória adicionais, um baralho, um livro bom e leve, bloco e caneta, cartões de visitas, celular, lanterna, canivete, informações sobre câmbio, hotel, passagens e aluguel de carro, documentos, dinheiro, ferro de passar e secador de cabelo (se você não vive sem), pente, escova de dentes, barbeador, desodorante, óculos escuros, capa de chuva ou guarda-chuva compactos, chaves, relógio com despertador, transformadores, carregadores, adaptadores de tomadas, extensões, ferramentas, roupas para diferentes ocasiões... ufa....

Agora, vamos falar do básico ROUPAS/SAPATOS/ARTIGOS DE HIGIENE

Roupas: Eu quando vim, ia trazendo somente uma mala quando de repente achei que não tinha quase nada dentro e uma hora antes de viajar para São Paulo e pegar meu vôo, comprei mais uma mala, e enxi novamente. Conclusão: não preenchi os 32 quilos nas duas, mas por enquanto, 30% do que eu trouxe de roupa ainda está dentro da mala.

Eu diria que aqui em Dublin você consegue encontrar roupas, sapatos e artigos para higiene bem baratos, por exemplo as grandes lojas como as famosas PENNEYS e a DUNNES já citadas aqui.

Dica 3: OBJETOS VINDOS DO BRASIL x OBJETOS COMPRADOS NA VIAGEM
Por mais que você nem tenha saído ainda do Brasil, seria bacana lembrar que aqui vai ser inevitável a compra de algumas coisas (tanto por necessidade quanto por capricho e vontade), portanto você terá as suas coisas do Brasil e MAIS as que comprar por aqui....

Vale ficar atento também em que época do ano você está vindo. Se for o caso do inverno, você estará esperto com pelo menos uma roupa mais quentinha até você comprar um casaco apropriado e compatível com o frio da região.

Uma amiga costuma dizer: “traga suas roupas básicas do Brasil – uma ou outra mais sofisticada que você goste bastante - porque aqui você vai querer comprar muita coisa por ser barato. Se você trouxer só as suas melhores roupas e sapatos do Brasil, quando for embora e precisar se desfazer de alguma coisa, vai fazer como? Deixar suas melhores roupas do Brasil aqui ou então deixar aquela bota que comprou em Paris, alguma coisa que comprou na Espanha ou então na Alemanha?” É bom planejar isso direitinho..

Eu trouxe do Brasil meia-calça fio 120, grossa, para colocar por baixo da calça jeans. Todo mundo que conversei antes de vir me disse para trazer do Brasil. E digo: Cheguei no fim de Abril com um certo frio e foi uma boa idéia.

Dica 4: VERSATILIDADE
Traga roupa e sapato que você consiga combinar com mais de uma peça.

Dica 5 para as brasileiras: JEANS
Por aqui, o pessoal costuma alertar futuras intercambistas a trazer calça jeans do Brasil porque aqui o corpo da mulher da europa é um pouco diferente de nós latinas e muitas vezes não caem bem.

Sapatos: Ao meu ver, tênis aqui é o que você mais vai usar no dia-a-dia ou um sapato muito confortável. A cidade é plana e a maioria das pessoas tem como meio de transporte os próprios pés. As meninas que pensam em trazer bota - aqui tem bota de todos os tipos das baratas até as bem caras, com salto, sem salto, de plástico, de couro... – mas se mesmo assim você quiser trazer uma do Brasil, vale dizer: compre uma bota baixa, CONFORTÁVEL, nada de saltos.

Dica 6: ESPAÇO NA MALA
Peças como relógios, meias e artigos pequenos você pode colocar dentro dos tênis e sapatos para poupar espaço.

Higiene: Eu coloquei entre as minhas roupas, sabonetes, absorventes e pasta de dente. Por meses, não precisei me preocupar com nada disso. Há pessoas que me perguntam se devem ou não trazer shampoo e esse tipo de coisa e eu digo que eu trouxe e não me arrependo, principalmente se você tem um shampoo bacana e que o seu cabelo aceita legal.

No meu caso, eu não tinha certeza se ficaria por aqui mais de um mês, estava com a grana contada e não queria gastar com besteira inicialmente. Por outro lado, se você for ao TESCO ou até a loja de tudo por 2 euros, é possível encontrar artigos que estamos acostumados no Brasil como DOVE, NEUTROGENA, JOHNSON & JOHNSON, ELSEVE, PANTENE, NIVEA, REXONA (por aqui o nome da marca muda, é SURE)... por um preço bem acessível e a sua mala pode ficar um pouquinho mais leve, ou até mesmo se lembrar que você está na Europa! E artigos finos que estamos acostumados a ver no Brasil agora você pode encontrar com uma maior facilidade.

Remédios: Vá ao médico e ao dentista, faça um chek-up bacana antes de vir. Oculista, Dentista, Ginecologista, Cardiologista, Neurologista, etc... assim você evitará surpresas aqui na terra verde. Quando vim, fiquei preocupada com a rinite, uma vez que a maioria das casas possui carpete e por chover muito e o clima ser úmido. Confesso: durante 4 meses não tive nenhum problema , somente uma dor de garganta muito forte, duas semanas atrás. E foi justamente o remédio que eu não trouxe que eu mais precisei: remédio para dor de garganta. Aqui venta muito e na maioria das vezes venta gelado... sem cachecol...pronto: deu no que deu.

Então, aqui vai uma listinha básica para auxiliar:

- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Dor de ouvido
- Cólica
- Torções
- Machucados
- Remédios para Fígado
- Remédios para Alergia
- Colírio


Ps1: Se você toma algum remédio controlado, não se esqueça de incluir na lista! e se por acaso, você precisa de óculos, leve sempre o seu reserva. Se utiliza lentes não esqueça os acessórios. O último mas não menos importante protetor solar! Sim! Você nunca sabe quando vai pintar um sol por aí!!!

Ps2: Mulheres, Atenção! Se você toma pílula, não se esqueça de por na lista!

Dica 7: REMÉDIOS COM RECEITA
Quando você for ao médico, já pode aproveitar explicar que está indo viajar e que precisa de uma receita para poder trazer os remédios, mesmo aqueles mais bobos como dor de cabeça que compramos fácil na farmácia. Aconselho a trazer por precaução.

No aeroporto eles podem pedir pra você abrir sua mala ou não. Comigo não aconteceu nada, mas dois irmãos amigos meus tiveram que desmontar a mala pra mostrar tudo que tinha dentro... você não vai querer dar sopa pro azar, vai? Aqui você consegue comprar remédios para indigestão, dor de cabeça, vitamina C em qualquer “PHARMACY”. Já os outros, aqui NÃO são vendidos sem a receita! Mas pra obter a receita aqui.. você precisa ir ao médico aqui...

Dica 8: ACHANDO A SUA MALA
Faça uma identificação na sua mala, por ex: amarre algumas fitas coloridas na alça da mala, isto vai ajudar a encontrá-la mais rápido! Mesmo assim não se esqueça de preencher a etiqueta com seu nome, e-mail e telefone (não é aconselhado escrever o endereço por segurança).

Dica 9: PESO
Quando você tiver um tempo e a mala pronta, para tirar a dúvida você pode levar as malas até a farmácia e pesar para ter uma idéia.

Dica 10: DIVIDINDO A MALA
Se você está vindo com um(a) amigo(a), mescle algumas roupas e pertences da sua mala com a da pessoa. Assim, evita de alguém ficar sem todos os pertences e poupa de ter que sair por aí desesperado para comprar algum item.

Em tempo: Muitos amigos meus deixaram de trazer uma mala lotada de roupas, acessórios e sapatos para trazer alguns pacotes de cigarro e cachaça e com isso fazer algum dinheiro. Estes itens por aqui são caros e sempre "tem um brasileiro, que conhece outro.. ou um brasileiro que conhece um gringo que se interessou". Isto pode ser uma boa desde que feita de uma maneira segura. Eu não ultrapassaria 5 pacotes (aqueles grandes fechados)de cigarro e 2 garrafas de cachaça.

Entre as minhas pesquisas me deparei com um site em inglês, um tanto quanto exagerado mas bem humorado sobre como fazer as malas num estilo LIGHT!

www.onebag.com

E aí o que você está esperando? Vamos às malas! =)

Confira aqui o peso limite de cada companhia aérea, na Classe Econômica:


Bagagem de mão: 1 mala de ate 10 kilos. 115 cms (55+ 40+ 20)
Malas: 2 malas de 32 kilos cada

www.airfrance.com

Bagagem de mão:
Malas: 2 de 32 kilos cada

www.britishairways.com

Bagagem de mão: 1 mala de até 10 kilos. 115 cms (55+ 40+ 20)
Malas: 2 malas de 32 kilos cada

www.iberia.com.br

Bagagem de mão: 1 mala de ate 10 kilos. 115 cms (55+ 40+ 20)
Malas: 2 malas de 32 kilos cada

www.klm.com.br

Bagagem de mão:
Malas: 2 malas de 32 kilos cada

www.lufthansa.com

domingo, 23 de agosto de 2009

Emprego. Onde procurar?

O João Inácio fez um post muito bom no blog sobre onde procurar emprego na Irlanda.

Recomendo passar lá para ler.

Aqui.

Bjos..

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

CONTA NO BANCO, GNIB E PPS: Pra quê tudo isso? – Parte 2


Para quem não viu o passo 1 – Abrindo conta em banco, clique aqui!

Seguindo, agora que você já abriu a conta no banco e tem o STATEMENT em mãos, vamos dar continuidade ao processo: FAZER O CARTÃO DO GNIB (GARDA NATIONAL IMMIGRATION BUREAU).

Esse é o cartão da imigração que prova que você está legal na Irlanda. É como se fosse um cartão de banco (pessoal e intransferível) com chip, dados pessoais, foto, assinatura e tempo de permanência no país. No entanto, não substitui em momento algum o passaporte. Além de tudo isso, é essencial para quem pretende trabalhar.

O que você precisa levar?

Primeiramente, você precisa solicitar à escola para que eles mandem a carta para a imigração, alegando que você está devidamente matriculado nesta escola, o tempo de curso e dados pessoais. Essa carta é preciso pedir com antecedência. (Por isso não fique adiando).

A escola te dará uma cópia desta carta que servirá na hora do atendimento para checarem a sua carta com a que a escola enviou à eles. Com a carta em mãos, recolha o seguinte:

- Passaporte
- Extrato do banco (o STATEMENT, sim aquele que você recebeu quando solicitou na abertura da sua conta no banco!)
- Cópia da carta
- O cartão com o qual você pagará pelo visto definitivo e receberá o GNIB (sim, tem um custo! €150)

Pois bem, chegando lá, você deverá retirar uma senha. No meu caso, todo mundo me disse que existe uma máquina para retirar a senha, mas estava quebrada. Um dos guichês estava fazendo o trabalho e foi necessário entrar numa fila. Com a senha em mãos, agora é só aguardar.

Quando seu número chegar, o atendente pede os documentos, confere, tira uma foto, pega seu passaporte, solicita o pagamento e carimba o visto STAMP NUMBER 2 - significa estudante com direito à trabalho de 20 horas semanais (Part-time) durante o CURSO e 40 horas semanais (Full-Time) durante o período de férias da escola, o famoso HOLIDAYS.

Após isto, você volta pra cadeira e aguarda chamarem seu nome no alto-falante (fique atento!) que em poucos minutos você será direcionado à outro guichê para assinar e retirar o seu GNIB.

O custo do GNIB é de €150, pode ser pelo cartão de débito, crédito ou boleto bancário. (Você pode pagar com o Visa Travel Money também). Pagando com o cartão, é possível pegar o cartão na mesma hora. Já com o boleto bancário, depois de pago no banco, poderá ser retirado em 01 semana.

NÃO é aceito dinheiro vivo.


Eu diria que depende de um pouquinho de sorte se estará cheio ou não. No meu caso, eu fui numa sexta-feira às 14h. Somente 4 pessoas na minha frente. Foi muito rápido. Um amigo não deu tanta sorte, foi numa quarta-feira à tarde e passou basicamente a tarde toda por lá.

Agora sim! STAMP NUMBER 2! =)

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De Segunda à Quinta-feira das 08h00 às 22h00
Sexta-feira das 08h00 às 16h00
Tel: +353 1 6669130

Atenção: Existe um aviso no site e na própria GARDA de que estudantes não serão registrados antes das 09h da manhã.

Visite:
www.garda.ie/gnib.html
www.citizensinformation.ie

COMO CHEGAR


13-14 BURGH QUAY – DUBLIN 2

A pé: Para quem vem do spire para o prédio da HEINEKKEN, assim que atravessar a O’Connel Bridge, você estará em frente ao prédio da HEINEKKEN, vire à esquerda e siga nessa direção. Você já estará a alguns passos da GARDA!

Já para quem vem da Grafton Street, passe pelo monumento da Molly Malone, passe em frente ao Trinity College e siga esta direção, você estará na Westemoreland Street, siga esta rua até chegar em frente ao rio (não atravesse a ponte). Vire à direita e siga por esta direção. Você estará a alguns passos da GARDA!

ÔNIBUS: O prédio fica localizado na região central de Dublin, portanto qualquer ônibus que pare no centro, por exemplo na O´Connel Street, será próximo.

O ponto mais próximo (quase em frente ao prédio) param os nºs: 27C, 129, 142, 151 e 172.

Do outro lado do rio, no lado ímpar: 15, 15A, 15B, 15C, 15E, 15F, 20B, 27B, 29A, 31, 31B, 32, 32A, 32B, 45, 49, 49A, 49X, 53, 53A, 54A, 65, 65B, 74, 74A, 77X, 84, 84X, 93, 151.

LUAS: As estações mais próximas são ABBEY STREET e BUSÁRAS.

DART: A estação mais próxima é a TARA STATION.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

CENTRA, SPAR OU LONDIS?



Bom, podemos dizer que por aqui pela Irlanda, a comida não é a maior atração.
O povo irlandês come muito fast-food.

Quem está em Dublin sabe que o que mais se vê pela rua são os famosos Centra, Londis e Spar. Nada mais são que lojinhas de conveniência...tão “convenientes” que a cada 2 quarteirões na região central de Dublin, você pode encontrar 2, 3 deles! É verdade!


Essas lojas são uma boa pedida quando precisamos de algo rápido e acessível. Li recentemente em um site irlandês que “as pessoas vão à esse tipo de loja não porque querem e sim porque precisam” . Digamos que não é beeem assim. Se você pesquisar, vai encontrar coisas baratas (às vezes mais baratas do que os próprios supermercados), como por exemplo um pacote de 4 rolos de papel higiênico por 1 euro (ps: é bom!). Já vi também sorvete da Kibon (que aqui é HB) bem baratinho... e Kibon é Kibon, né.

Nesse mesmo site irlandês, eles citam que talvez a loja que tenha a maior quantidade de promoções seja a rede CENTRA. Os produtos geralmente são os mesmos e confesso que pra mim, todas são iguais, sempre entro e meço os valores por uma lata de Coca-Cola que geralmente custa 0,99 euro e garrafinha de água de 250ml que fica na base do 1,25 euros. De cervejas e cidras à molhos de tomate, de revistas à sabão-em-pó. É possível encontrar muita promoção de chocolates, 2, e às vezes até 3 por 1 euro. Mas atenção: nem sempre os preços valem à pena. É possível encontrar batata Pringles no supermercado bem mais barato.

Se você não gosta do Mc Donald´s/Burguer King, uma boa opção para um lanche rápido pode ser entrar numa dessas lojinhas e montar o seu. Os recheios também são praticamente os mesmos de um CENTRA para um LONDIS ou SPAR. O valor do lanche depende dos recheios que você escolher.

Nem todas as lojas possuem o mesmo tamanho, portanto a diversidade de produtos diferencia um pouco de uma loja para outra.

No entanto, não é somente aqui que essas lojinhas fazem sucesso. A rede européia SPAR /EUROSPAR /SPAR EXPRESS por exemplo, possui mais de 17.500 lojas em mais de 32 países. Só na Irlanda são mais de 470! A grande maioria funciona das 8h00 às 23h00. Alguns deles funcionam 24 horas, os SPAR INSOMNIA.

Além dessas 3 redes muito conhecidas, é fácil encontrar também os INSOMNIA e Café Sol.


Curiosidade: Chega até a ser engraçado olhar nos murais das escolas os anúncios dos próprios estudantes oferecendo vagas de moradia: “5 minutos de um Centra”, “10 minutos de um Spar”, e também pontos de referência para localizar algo: “- Sabe o Spar da O´Connell? Então...”

E aí o que vai ser? um sanduba? um café? =)

Vale a pena conferir:
www.centra.ie
www.spar.ie
www.londis.ie

sábado, 18 de julho de 2009

Galway Language Centre

Para quem tem interesse de vir morar na cidade de Galway, situada a umas três horas de Dublin, e quer saber sobre como funcionam as escolas daqui, vou falar um pouquinho sobre a Galway Language Centre, onde eu estudo há três meses.

É a mais antiga da cidade. Administrada por uma família irlandesa, ela já funciona há mais de 20 anos. Essa escola se tornou uma das mais procuradas por quem decide estudar aqui porque costuma oferecer valores bem acessíveis.

(Rio Corrib)

Localização e instalações

Ela fica localizada às margens do Rio Corrib, bem no centro de Galway. (Fica ao lado da Shop Street, pertinho das lojas e dos pubs). Clique aqui para ver o mapinha.
A escola funciona no primeiro e no segundo andar de um prédio feito de pedras, bem tradicional, construído no século XVIII. No térreo do prédio tem um restaurante, um café, um salão de beleza e duas lojas. A decoração é rústica e a vista das salas de aula é lindíssima!


A escola não é muito grande, comporta cerca de 70 estudantes. Possui oito salas de aula (média de oito alunos por turma), sala de palestras, biblioteca, sala de computação e internet sem fio, caso você queira usar seu laptop.


(Sala de computação)

Cursos

A escola oferece o curso de inglês full-time e part-time. O de tempo integral funciona de segunda a sexta, das 18h às 21h15; são 28 semanas de curso e nove semanas de férias – nesse caso, dá direito ao visto de trabalho de 20 horas semanais durante as aulas e de 40 horas durante as férias. Os cursos part-time são só quatro horas de aula por semana.


A Galway Language Centre oferece também preparação para os exames de Cambridge, TOEIC, TOEFL e IELTS; treinamento para ser professor e inglês para negócios e para outras necessidades.


O Ensino

A avaliação que posso fazer desses três meses de aula é que consegui melhorar bastante o meu inglês. (Tentando não faltar às aulas e estudando em casa também). Na minha opinião, os professores são bons e bem atenciosos.
Uma das críticas que alguns alunos fazem a essa escola é o grande número de brasileiros. Mas no caso da minha turma, por exemplo, a gente se policia para não falar português de jeito nenhum na aula.

Depoimento

Pedi que a intercambista Andréa Amaral, que está terminando o curso dela de um ano, fizesse um pequeno balanço sobre a Galway Language Centre.


Aos professores eu daria nota 10. Todos são muito bons, me fizeram aprender mesmo e não deixavam a gente falar em português. Quanto à metodologia eu daria nota 7, pois acho que falta um pouco mais de sequência nas aulas, um material didático mais consistente e deveria haver mais avaliações. Já a avaliação final do curso é excelente. Você tem que ler, escrever, falar e ouvir. Concluindo, a escola tem o principal: bons professores. Você só tem que se esforçar um pouco mais por você mesmo do que nas outras escolas”.

(Andréia Amaral, Nutricionista, Intercambista na GLC de julho-2008 a julho-2009)

Atividades Culturais

A escola também oferece algumas atividades culturais como noites de música tradicional em pubs; concertos e teatro; viagens; caminhadas no centro histórico; rafting; semanas de filmes e recitais de poesia.

De vez em quando (geralmente nas sextas) a gente sai da aula e vai ao pub, professores e alunos. A gente conversa sobre temas descontraídos e eles corrigem nosso errinhos. Garanto que é muito mais divertido aprender inglês assim.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Abrir conta, GNIB, PPS: Pra quê tudo isso? Parte 1

Para quem pretende ficar na Irlanda, por mais de 06 meses (que dá direito a estudo + trabalho) serão necessários alguns documentos.

Esse post ficou grande porque o intuito é explicar tim-tim por tim-tim, mas não se assustem! é super simples! =)

Abrir conta no banco – Algumas escolas possuem parcerias com diferentes bancos, mas os processos são os mesmos. É necessário para quem pretende trabalhar.

GNIB – GARDA NATIONAL IMMIGRATION BUREAU - Cartão pessoal e intransferível, com chip, dados pessoais, foto, assinatura e tempo de permanência no país (Indica que você está legal na Irlanda). No entanto, não substitui em momento algum o passaporte. É necessário para quem pretende trabalhar.

PPS – PERSONAL PUBLIC SERVICE NUMBER - É uma espécie de CPF um número para poder ser empregado e cadastro de morador na Irlanda . É necessário para quem pretende trabalhar.

Quando o estudante está chegando no aeroporto/imigração, deve apresentar:

- Passaporte
- Carta de acomodação (tanto residência estudantil, como hostfamily)
- Carta da escola de que está devidamente matriculado em uma escola apta, certificada pela MEI RSA e ACELS.
- Seguro saúde (Governamental ou internacional)
- Comprovante de que a passagem de retorno para o país de origem existe e está dentro do prazo de validade, ou seja o tempo de estudo que é vendido.
- Dinheiro: Muitas vezes, a imigração solicita para ver o seu dinheiro. É aconselhado trazer mais de mil euros, pois você precisará depositar mil euros para abrir a conta no banco, que ficará “preso” até a abertura total da conta que leva em média 10 dias.

Nessa hora, o estudante terá em mãos o visto provisório de 01 mês. Para dar continuidade ao processo e adquirir o visto definitivo*, primeiramente o aluno precisa abrir a conta no banco para depois levar o extrato (leia-se STATEMENT) na GARDA (IMIGRAÇÃO IRLANDESA) e retirar o GNIB. A GARDA, solicita pelo menos € 1.000 (MIL EUROS) depositados em conta, uma confirmação de que o aluno tem como se manter. Aconselho a ser um pouco mais de mil euros.

*Atenção: LEIA-SE VISTO DEFINITIVO COMO: Validade de acordo com o tempo de curso comprado, por ex: 01 ano de curso = 01 ano de visto na categoria estudante STAMP NUMBER 2.

Passo número 1 - Abrindo a conta

Razões para abrir a conta:

- Legalizar a situação do estudante no país, para adquirir o visto definitivo*
- Se o aluno pretende trabalhar no período de CURSO (Part-Time 20 horas), HOLIDAY (Full-Time 40 horas), precisará de uma conta.
- Para ter o GNIB, é preciso o extrato (statement) do banco.

Algumas escolas possuem parceria com o banco AIB, outras com o ULSTER, mas nesse caso vou falar sobre o famoso e conhecido BOI (BANK OF IRELAND), pois foi nesse banco em que abri minha conta. O processo é basicamente o mesmo para todos os bancos.


O estudante precisará de uma carta para levar ao banco, que deve ser solicitada na escola mesmo. Carta em mãos, é só verificar qual a agência parceira e mãos à obra!

Ops! Não esqueça de levar a carta e o seu passaporte!

Chegando lá, apresente a carta da escola e diga que quer abrir uma conta de estudante (STUDENT ACCOUNT). O atendente pede seu passaporte, confere os dados e te dá o "application form", um papel pra preencher seu nome completo, telefone, endereço, juntamente com algumas folhas sobre termos e condições para correntistas.


No meu caso, levei o dinheiro para abrir a conta, depositei e já solicitei o extrato (o STATEMENT), que eles enviam em casa. Não pode ser aquele extrato que vem de caixa eletrônico, é preciso ser solicitado ao banco mesmo. Mas porque eu pedi o extrato do banco? porque o próximo passo será fazer a carteirinha do GNIB e lá será necessário.

Ok, feita a abertura (e no meu caso o depósito), é só aguardar. No máximo em 07 dias úteis chegará uma carta no seu endereço com o código do cartão e logo depois uma carta (sim, outra!) com o cartão em si. Após o recebimento do cartão, você pode ir na agência para desbloquear. Muita gente pede o statement nessa hora, porque leva o dinheiro depois que o cartão já está em mãos.








Pronto. A conta está aberta! Cheers! =)

Visite: www.garda.ie www.bankofireland.ie www.ulsterbank.ie www.aib.ie

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Work Permit x Green Card

Olá Pessoal!

Este post foi escrito por mim tempo atrás no blog E-Dublin. Estou postando ele aqui porque estas informações são importantes e sempre recebo e-mail perguntando sobre isto.

Vamos lá...

A maioria de vocês pensam em vir para Irlanda, melhorar o inglês e partir para a busca por um trabalho na área. Ótimo, mas o que é preciso para trabalhar 40 horas aqui?

É preciso ter um dos vistos de trabalho oferecidos pelo país: Work Permit ou Green Card. Pelo que tenho acompanhado no Grupo, muitas pessoas tem dúvidas à respeito do deles.

Primeiro, não existe Work Permit ou Green Card sem ter uma oferta de trabalho. É muito comum as empresas não saberem o que é necessário para um brasileiro trabalhar aqui legalmente por 40 horas, por isto é muito recomendado que nós brasileiros saibamos explicar o que será necessário para que nos contratem.

Segundo, o Work Permit ou Green Card não é um visto para você trabalhar livremente pela Irlanda, pois o mesmo traz as informações completas sobre o seu contrato de trabalho com uma determinada empresa. Caso você queira trocar de emprego, terá que pedir um novo, porém a imigração espera que você fique pelo menos um ano no seu primeiro emprego aqui.

Para saber se você poderá se aplicar à um destes vistos, verifiquem as profissões elegíveis:

- Lista de profissões que NÃO podem se aplicar ao Work Permit
- Lista de profissões que PODEM se aplicar ao Green Card

Qual é a diferença entre Work Permit e Green Card?

Work Permit:
- a vaga precisa ter sido anunciada no FÁS e em algum jornal local (para garantir que nenhum Europeu a preenche)
- o salário precisa ser de no mínimo €30.000 por ano (sem máximo)
- pode aplicar para residência permanente após 5 anos
- o contrato de trabalho pode ser de 6 meses

Green Card:
- não precisa anúncio no FÁS ou jornal
- pode aplicar para residência permanente após 2 anos
- qualquer profissão pode aplicar, desde que o salário seja acima de €60.000 por ano
- salários entre €30.000 e €59.999 somente se estiverem na lista de profissões citada
- o contrato de trabalho precisa ser de no mínimo 2 anos

Caso você tenha um Work Permit e queira trocar por um Green Card, basta verificar se sua profissão está na lista, se estiver envie o formulário preenchido juntamente com seu Work Permit pedindo para mudarem.

Quem entra com o processo?
Tanto Green Card como Work Permit, pode ser você ou a empresa a entrar com o processo.
Só é preciso preencher o formulário, anexar os documentos (check-list na página 9) e enviar pelo correio para o endereço indicado. Ah, e pagar a taxa de €1.000 para um período de 2 anos.

Quanto tempo demora?
Você pode acompanhar os vistos que estão sendo processados no momento através do link:
Current Processing Times -> http://www.entemp.ie/labour/workpermits/index.htm
Normalmente, demora entre 2 e 4 semanas.

Se você for casado(a), seu conjuge receberá o visto por direito. Filhos acima de 18 anos também podem se aplicar, desde que tenham entrado na Irlanda antes de completar 18 anos. O visto de conjuge/dependente terá a mesma validade do seu.

Falando em validade, eles pedem que seu passaporte esteja válido pelo 3 meses após o vencimento do Work Permit / Green Card. Então se for pedir um visto de 2 anos, seu passaporte deve valer por 2 anos e 3 meses.

Não se esqueçam de trazer na mala traduções juramentadas de todos os seus diplomas e certificados, tudo que for importante para provar que você é um profissional de uma das áreas permitidas. Para os casados, tragam também certidões de casamento.

Para se manterem atualizados, visitem o site do órgão responsável o Department of Enterprise, Trade and Employment. Todas as informações foram baseadas no que está disponível lá, porém podem ser alteradas à qualquer momento.

Bom, é isto ai. Espero ter esclarecido algumas dúvidas.

Boa Sorte à todos!

sábado, 11 de julho de 2009

Tirando documentos em Galway!

Oi pessoal, eu sou a Lígia Guimarães e estou morando na cidade de Galway há quase três meses. Vou dividir um pouquinho das minhas experiências com vocês sobre como é para tirar a documentação quando você chega aqui. Muita gente me manda e-mail perguntando e eu mesma tinha muitas dúvidas antes de vir.


Eu achava que Galway era muito pequenininha e eu teria que tirar todos os documentos em Dublin. Mas não se preocupem, aqui tem todos os órgãos institucionais que você precisa para ficar legal no país. (Do aeroporto de Dublin, eu peguei o ônibus direto para Galway e só tive que voltar em Dublin para passear há alguns dias atrás hehe). Então vamos lá:





1. A primeira coisa a fazer é abrir a sua conta no banco. No caso da minha escola (a Galway Language Centre) eles me deram uma carta para levar no Ulster Bank. Esse acordo entre as escolas e os bancos facilita o processo. Depois de aberta a conta (com no mínimo mil euros) você precisa pedir um “statement”, um extrato que vai chegar na sua casa. Não pode ser aquele extrato que você tira no caixa, ok?

2. Com esse statement provando que você tem mais de mil euros na conta (sugiro ser um pouco mais que isso) você pode ir no escritório da Garda National Immigration Bureau para tirar o seu visto de estudante, que terá validade de acordo com o tempo do seu curso.

Você precisa levar: o seu passaporte, a carta da escola, seu seguro de sáude, o extrato do banco, comprovante de endereço (pode ser carta do landlord), e pagar uma taxa de €150 pelo seu visto. Pode ser pago com cartão de crédito, de débito ou em boleto bancário.

Aqui em Galway sua carteirinha do GNIB sai na mesma hora e não costuma ter fila muito grande.

O escritório da Garda fica na Unit 2, Liosban Industrial Estate, Tuam Road. Os horários de atendimento são: de segunda a quinta-feira das 7h30 às 14h; e sextas das 07h30 às 12h00.





3. Com o visto na mao, é hora de tirar o seu PPS (Personal Public Service Number), que funciona como uma espécie de CPF do Brasil.

O lugar onde se faz isso aqui em Galway é o Department of Social and Family Affairs, que fica na St. Augustine Street ao lado da biblioteca, no centro de Galway, pertinho da Eyre Square. Os horários de atendimento são: segunda, terça, quarta e sexta-feira das 09h30 às 16h; e às quintas das 10h30 às 16h.

Ao chegar lá, você se dirige ao balcão de informações onde eles vão checar seus documentos e entregar um “application form” para você preencher; aí você retira a sua senha, preenche o formulário e aguarda a sua vez.


Você precisa levar: seu visto, comprovante de endereço (pode ser carta do landlord), o seu passaporte e mais uma identidade com foto (pode ser carteira de motorista ou o RG do Brasil). Não paga nenhuma taxa.








Dois lembretes importantes!
- Sempre avise a Garda quando você mudar de endereço;
- Se você for viajar pela Europa, tente retornar à Irlanda em pelo menos 1 semana antes do seu visto expirar.

Pronto! devidamente documentado você pode ficar tranquilo e aconselho você a tomar uma Guinness depois para relaxar. Seja bem vindo!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Festival de cinema em Galway

Para quem está na cidade Galway esta semana, ou quer aproveitar para conhecer a costa oeste da Irlanda, começou hoje o 21° Galway Film Fleadh, que vai até o dia 12 deste mês.

A programação inclui as categorias: filmes irlandeses, documentários, curtas e cinema mundial. Vai haver, ainda, palestras e encontros com cineastas e exibições gratuitas na Eyre Square (centro de Galway). Mais detalhes no http://www.galwayfilmfleadh.com/.

Foto: exibição de traillers hoje a tarde na Eyre Square

Ah! No domingo vai ser exibido um documentário sobre capoeiristas brasileiros. O vídeo foi produzido aqui na Irlanda por um roteirista húngaro e traduzido pela Poli. Tá ficando importante hein?!

domingo, 5 de julho de 2009

Eden College - Dublin

Localizada no coração de Dublin, a EDEN COLLEGE ensina o idioma inglês para estrangeiros a partir de 18 anos, do básico ao avançado, desde cursos como GENERAL ENGLISH, BUSINESS ENGLISH, INTENSIVOS e inclusive preparatório para IELTS, TOEFL e CAMBRIGDE (PET) com certificações da MEI RELSA e ACELS. Além disso, a escola oferece cursos de ACCOUNTANCY (Contabilidade), ADMINISTRATION (Administração), BUSINESS/e-BUSINESS (Negócios), COMPUTING (Computação), IT (Tecnologia da Informação), NURSERING (Enfermagem) e TOURISM (Turismo), todos aprovados e certificados.

Para estudos referentes à aulas de inglês, a escola adota o uso de livro que o estudante compra e se mantido em boas condições, ao final do nível, a escola restitui uma porcentagem do valor pago.














Fica a critério do aluno optar pelo horário do curso na hora da compra. No período MATUTINO ou VERSPERTINO, as aulas serão de Segunda à Sexta-feira. Já o período NOTURNO é de Segunda à Quinta-feira, pois os alunos tem 1 hora a mais de aula por dia, compensando a sexta-feira. Os turnos ao final da semana, somando igualmente 15 horas com 20 lições por semana.

As aulas têm início toda segunda-feira, e o tempo mínimo para compra é de 02 (duas) semanas de estudo. Os pacotes variam desde SHORT 8(oito), MIDDLE 16(dezesseis) e LONG TERM 25(vinte e cinco) semanas.

Para quem quer passar mais de 6(seis) meses na Irlanda, recomenda-se o ACADEMIC YEAR 01(um) ano de visto, sendo dividido em 2 partes: CURSO e HOLIDAY. Durante o período de CURSO, o aluno pode trabalhar até 20(vinte) horas semanais (Part-time). No período de HOLIDAY, o estudante estará de férias da escola, podendo trabalhar até 40(quarenta) horas semanais (Full-time).

São duas opções:
- 6 meses CURSO + 6 meses HOLIDAY ou;
- 3 meses CURSO + 3 meses HOLIDAY + 3 meses CURSO + 3 meses HOLIDAY;


Grade de horários (Timetable):
MATUTINO
Seg à Sex 09:30 – 11:00 BREAK (PAUSA) 11:15 – 12:45

VESPERTINO
Seg à Sex 13:45 – 15:15 BREAK (PAUSA) 15:30 – 17:00

NOTURNO
Seg à Qui 17:30 – 19:30 BREAK (PAUSA) 19:45 – 21:30

Ao final do curso, o aluno recebe Eden College Course Completion Certificate e uma avaliação particular feita pelo professor.

Além das salas de aula, o aluno tem um incentivo diferente para praticar o inglês. Se na hora do break seu intuito for fazer um lanche, ler de jornais a livros, estudar, acessar internet ou até mesmo jogar vídeo-game, a escola disponibiliza biblioteca e uma área recreacional para integrar ainda mais os estudantes e a oportunidade de fazer novas amizades!














Se você precisa imprimir ou tirar xerox, a escola conta com o serviço de PRINTING & PHOTOCOPING, é só ir até a recepção e solicitar o serviço.

Para saber das novidades da escola, os estudantes ficam informados por meio do STUDENT NEWSLETTER, que pode ser retirada no balcão da sala de atendimento ao aluno.


ACOMODAÇÃO

A escola oferece acomodação em residência estudantil, em curtas distâncias a pé ou de ônibus com aproximadamente 10 alunos. Os estudantes podem optar pelo quarto single (01 pessoa) ou twin room (02 pessoas). Todas as acomodações são bem equipadas com todos os utensílios necessários como: micro-ondas, Tv, máquina de lavar e secar, aquecedor central e afins, próximas a regiões com shopping, supermercados, cinemas e restaurantes.






Existe também a opção de hostfamily, onde o aluno pode imergir na cultura irlandesa, com costumes locais, uma excelente opção para praticar e exercitar o inglês com pessoas nativas.


TIME EDEN COLLEGE

De nada adianta infraestrutura se não souber aproveitar. Por isso, o time da Eden College é treinado e está sempre à disposição do aluno.

ATENÇÃO!!!
Se você não fala uma palavrinha em inglês não se preocupe! a escola possui um contato brasileiro para auxiliar no que for preciso.



COMO CHEGAR



ENDEREÇO:
40-41, LOWER DOMINICK STREET – DUBLIN 1


A PÉ: Pela O´Connell Street, passe o monumento do Spire, (a ponte “O´Connell Bridge” ficará para trás). Vire à esquerda na Parnell Street, e à direita na Lower Dominick Street. Pronto! Você estará a apenas alguns passos da escola!

ÔNIBUS: A O´Connell Street é uma das ruas mais movimentadas do centro de Dublin, por isso não se preocupe; qualquer ônibus que venha para o centro e tenha parada por perto, te deixará a poucos minutos a pé da escola.

DART: TARA STREET STATION e CONNOLLY STATION são as estações mais próximas da escola.

LUAS: Pela linha vermelha do LUAS, o ponto mais próximo é o JERVIS.

Visite: www.edencollege.ie

Ela está na nossa lista de Promoções!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Atlantic Language Centre - Galway

Este post é sobre uma escola de Galway, cidade onde a Mango Intercâmbios está.

A Atlantic Language é uma escola muito famosa por aqui e foi a escola que estudei o ano passado (2008). Foi fundada em 1993...

Ela fica em prédio bem no centro da cidade, tem 24 salas de aula, computadores com internet, rede wireless, cantina e faz atividades culturais com os alunos. Ou seja, tudo que esperamos de uma boa escola de inglês no exterior.

A escola se preocupa com a mistura de nacionalidades e ainda não tem muitos brasileiros por lá.

O curso de inglês que dá direito à trabalhar, é no período da manhã. Não tem em outro período por enquanto. São 25 semanas de aula e 25 semanas de férias, portanto 50 semanas de visto.

O custo de um pacote na Atlantic é um pouco mais caro que em algumas escolas em Dublin, porém a qualidade da escola e do ensino justifica o preço.

Sabia que ela ganhou o prêmio de melhor escola de inglês da Europa em 2008? Foi sim, o prêmio chama Best English Language School Europe - da revista Language Travel Magazine.

Ah, a escola oferece acomodação em casa de família e em residência estudantil.


Além do curso de inglês geral (General English), a escola também possuí:
- Examination Programmes (Cambridge, TOIEC e IELTS)
- English for Teachers
- Junior Programmes (Summer)


Qualquer dúvida, basta entrar em contato!